Destaques

Construção e Utilização de Quadrantes - Matemática, turmas de 9ºano do AEHN

Construção e Utilização de Quadrantes - Matemática, turmas de 9ºano do AEHN

por admin2 C -
Número de respostas: 0

CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE QUADRANTES


Quadrantes quadrante 1 quadrantes

Um quadrante é um instrumento de madeira ou latão que permite medir alturas inacessíveis. Este instrumento foi muito utilizado pelos navegadores portugueses, pelo menos desde o séc. XV, principalmente para medir alturas de astros.

Com o intuito dos alunos ficarem a conhecer um pouco da história dos nossos navegadores, mais concretamente, a forma como o usavam para determinar distâncias inacessíveis, e perceberem a aplicabilidade da Matemática, o professor Paulo Carocinho dinamizou o Workshop – “Construção de Quadrantes” para alguns alunos do 9.º ano da E.B. do Maxial, onde foram construídos 21 quadrantes.

quadrante na ESHN quadrante EBMAXIAL

Este ano letivo, os quadrantes já entraram em ação e todos os alunos do 9.º ano do Agrupamento tiveram a oportunidade de determinar alturas inacessíveis (árvores, postes, candeeiros, prédios, …), recorrendo ao uso deste instrumento. Esta atividade decorreu entre os dias 7 e 17 de junho, com a exploração dos espaços exteriores da escola e o acompanhamento das respetivas professoras que lecionam matemática no 9.º ano.

  quadrantequadrante